Azia e refluxo: o que são, o que causa e como evitar?

Muito possivelmente você já sentiu uma queimação após comer algo com excesso de gordura. E essa queimação pode ser azia ou refluxo. São a mesma coisa? Os mesmos sintomas? 

Vamos descobrir agora nesse artigo. Por isso, continue a leitura!

O que é? 

Azia é uma sensação que sai do esterno, osso que fica ao lado anterior ao tórax. A azia causa dor/desconforto e além disso, pode atingir regiões como peito, garganta e pescoço. 

Em algumas situações a azia pode ser associada a má digestão ou refluxo gastroesofágico. 

Já o refluxo gastroesofágico é o retorno do material ingerido, passando do estômago para o esôfago em direção a boca. Isso gera dores, bem como inflamações na parede do esôfago. 

O que causa a azia e o refluxo?

As causas da azia são diversas. Entretanto, comer rápido, consumir alimentos com muito tempero e gordura, refrigerantes e café são os principais fatores para surgir azia. 

Basicamente, quando o alimento ou bebida entram no estômago, o órgão que separa o estômago e por fim, o esôfago se fecha.  

Se esse processo não ocorre da forma certa, então o material do estômago reflui para o esôfago. Desse modo, o órgão fica irritado e provoca a azia. 

No caso do refluxo, é causado quando o músculo e esfíncteres que devem impedir que o ácido saia do estômago não funcione da forma correta.

A quantidade de ácido que entra em contato com o esôfago reflete no grau de inflamação causada pelo refluxo. 

Isso pode gerar uma doença chamada esofagite. Pois o estômago tem um revestimento que o protege um pouco desses ácidos, porém o esôfago não tem, com isso sofre essas sensações desconfortáveis, como a azia. 

Principais sintomas

Alguns dos principais sintomas são: sensação de aperto na garganta ou região do peito; algumas vezes pode sentir sabor amargo ou ácido na boca, tosse, bem como arrotos. 

Importante saber que durante a gestação a azia é super comum, devido ao crescimento do feto, no qual empurra o estômago para cima e isso facilita o refluxo do material gástrico para o esôfago. 

Os sintomas do refluxo podem acontecer em horas ou instantes após a refeição. 

Alguns sintomas comuns, além da queimação, são: retorno do alimento ingerido, azia, tosse seca, dificuldade para engolir alimentos, laringite, crises de asma, entre outros sintomas. 

Esses sintomas podem piorar dependendo de como posicionar o corpo após se alimentar. Por exemplo, se curvar para pegar ao no chão, ficar em posição horizontal após a refeição.

Além de que, o refluxo muito frequente pode acarretar inflamações na parede do esôfago e se não for tratada da forma devida, pode ocasionar o câncer. 

Como evitar azia e fluxo?

Umas das melhores formas de prevenir a azia e refluxo, é mudando a alimentação ou rotina alimentar. 

  • Evite ingerir em grandes quantidades: café, chocolates, bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e alimentos cítricos. 
  • Tente fazer alimentações menores, porém frequentes. 
  • Evite fumar. Esse é um dos maiores causadores dessa sensação. 
  • E por fim, evite estresses. Isso pode desencadear essas debilidades. 

Tratamento para azia e refluxo

Os tratamentos geralmente são simples através de alguns medicamentos, e consequentemente, por meio da eliminação de alimentos como informados acima. 

Importante que busque suporte médico se os sintomas forem recorrentes, com ajuda especializada saberá como tratar da forma correta e evitar sintomas mais graves. 

Aliado natural

O Cogumelo Juba de Leão é um grande aliado para auxílio no tratamento de problemas digestivos, sendo utilizado há mais de Dois Mil anos pelos chineses.

Estudos mostram que a regeneração células do epitélio digestivo, bem como células produtoras do muco gástrico são potencializadas ao fazer uso do Juba de Leão.

Além dele possuir efeito anti-inflamatório, bem como bactericida, o cogumelo tem propriedades imunomoduladoras, nas quais neutraliza a ação da histamina no sistema gástrico.

Além disso, é também, imunopotenciador, em que atua na defesa do sistema imunológico contra bactérias causadoras de úlcera, como a Helicobacter pylori

Quer mais informações sobre esses assuntos? Então saiba que em nosso blog temos diversos artigos que podem ajudar em sua saúde. 

Venha conferir!

Artigos mais recentes