Principais efeitos do cogumelo Agaricus blazei para a saúde

Saber quais são os efeitos do cogumelo Agaricus blazei é muito importante para a saúde. Ele também é conhecido como cogumelo do sol ou cogumelo-de-Deus e possui inúmeras vantagens principalmente para a medicina.

Ele é uma espécie de cogumelo comestível com propriedades fitoterapêuticas que ajuda na proteção e reforço do sistema imunológico, auxiliando na melhora de várias doenças e efeitos colaterais de tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.

Por este motivo, estudos comprovam sua atividade antitumoral em alguns tipos de câncer. Sendo assim, utilizando constantemente produtos que contenham esse fungo é possível melhorar o estado de saúde desses pacientes.

Saiba mais sobre os efeitos do cogumelo Agaricus blazei para a saúde

Além dos efeitos medicinais, aprecia-se muito este cogumelo na culinária, pois ele possui uma textura suave e um sabor adocicado com aroma de amêndoas. 

A sua produção e comércio, contudo, é mais dedicada à produção de suplementos alimentares por causa dos benefícios que ele traz à saúde. Ele contém teor elevado em betaglucanos que é um tipo de polissacarídeo responsável pelo seu efeito estimulador do sistema imunológico.

De acordo com alguns estudos ingerir este fungo estimula as células que fazem parte deste sistema. Elas produzem, portanto, citocinas, glicoproteínas, interferão e interleucinas.

Estas são responsáveis pela produção de anticorpos que ajudam a neutralizar os antígenos no organismo.

Para comprovar o efeito de inibição no crescimento de micro-organismos estão sendo estudadas propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas desse cogumelo.

Como vimos, ele também possui potencial para ajudar na prevenção e tratamento de doenças cancerígenas, como por exemplo, reduzir os efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia.

Outro efeito que ele pode ter no organismo humano é a prevenção e o controle da diabetes. Isto acontece porque ele reduz a glicemia após as refeições e melhora a função da insulina.

Por possuir um poder antioxidante é possível também utilizá-lo como protetor cardiovascular, atuando, assim, na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos e na redução do mau colesterol (LDL).

Como funcionam os componentes do cogumelo Agaricus blazei

Este fungo apresenta polissacarídeos Beta-D-glucana, ácido ribonucleico, xyloglucana, lecitina, heteroglucana, entre outros. Estes ao serem introduzidos nos glóbulos brancos liberam anticorpos,destruindo ou impedindo a proliferação de células cancerígenas.

Além disso, os esteróides naturais presentes nele também ajudam na ação anticancerígena.

O Agaricus blazei é rico em aminoácidos e quase todos os tipos de vitaminas: cobalamina (vitamina B12), tiamina (vitamina B1), ácido pantotênico, riboflavina (vitamina B2), ácido ascórbico (vitamina C), piridoxina (vitamina B6), niacina (vitamina B3), ácido fólico, tocoferol (vitamina E), biotina (vitamina H) e quinona (vitamina K).

Seus componentes estimulam a produzir novas células de defesa do organismo como, por exemplo, as células T, que atacam as bactérias e vírus diretamente (imunidade celular), as células B que produzem anticorpos (imunoglobulinas – imunidade humoral); e as células natural killers (NK), que atacam qualquer invasão que pode prejudicar o organismo e representam 15% dos glóbulos brancos do sangue.

Principais efeitos do cogumelo Agaricus blazei para a saúde

O cogumelo Agaricus blazei traz vários benefícios para a saúde, desse modo, os principais efeitos do cogumelo que podemos ver são:

  • Efeitos no controle e prevenção de diversos tipos de Câncer.
  • Auxilia nos efeitos negativos da quimioterapia e radioterapia.
  • Possui célula Natural Killer que auxilia no sistema imunológico
  • Ajuda a prevenir problemas da próstata, nefrite, insuficiência renal e cistite;
  • Efeito hipotensivo ajudando a evitar doenças do aparelho circulatório;
  • É eficiente para combater colesterol alto, diabetes, menopausa, rinite, eczema, sinusite, bursite, alergia, e inflamação mamária;
  • Auxilia no tratamento de linfomas malignos, infarto do miocárdio, leucemia, linfoma causado pela doença de Hodgkin, arteriosclerose, hipertensão, trombose, hipotensão e doença vasoconstritora;
  • Atua positivamente em doenças como a do colo, do reto intestinal, pancreática, câncer gástrico, úlcera, hemorroida, perda de apetite e hepatite A, B, C;
  • Ele estimula o osso, produzindo ergosterol, um excelente remédio para os ossos, combatendo, assim a osteoporose;
  • Tem uma grande influência para a melhora do hiper e hipotiroidismo;
  • Equilibra a imunidade;
  • Melhora a circulação;
  • Estimula a produção de glóbulos vermelhos. Ricos em vitamina B12, ácido fólico e ferro.
  • Ajuda muito em doenças do sistema respiratório como bronquite crônica, asma, câncer de pulmão e pneumonia.
  • Também exerce importante papel para o combate da dermatite utópica, pé de atleta e câncer de pele, artrite, HIV e reumatismo.
  • Oxigena as células;
  • Ajuda no equilíbrio da flora intestinal.

Sendo assim, são inúmeras as vantagens de se utilizar este tipo de cogumelo não apenas para a culinária, mas também para auxiliar na medicina.

Quais são os valores nutricionais e medicinais do cogumelo Agaricus blazei?

Ele contém um valor muito alto nutricional, pois possui o Ergosterol, que vira vitamina D no organismo, colaborando, assim, com a fixação de cálcio nos ossos. Ele também é rico em fibras hidrossolúveis, que fazem com que o intestino funcione muito melhor.

O valor medicinal deste cogumelo é inquestionável, pois foram apresentados anteriormente inúmeros benefícios que ele traz a nossa saúde ajudando em diversos tratamentos, diminuindo inclusive os efeitos das quimioterapias e radioterapias;

Nos últimos anos, esta talvez seja uma das áreas que mais tenham avançado em pesquisas, porque até meados da década passada, não existiam, praticamente, informações científicas sobre os efeitos medicinais do cogumelo medicinal no Brasil.

Mesmo assim, ele já era utilizado pela medicina popular há muito tempo para combater diversos males como asma, cólicas, feridas e outras doenças.

Hoje em dia, estudos sobre o desenvolvimento de agentes antitumorais têm tido algum progresso a partir de polissacarídeos extraídos de cogumelos.

A tendência é que cada vez mais sejam descobertos mais benefícios trazidos por este fungo, por este motivo é essencial acompanhar sempre os resultados de pesquisas científicas feitas justamente com essa finalidade de mostrar as vantagens de seu consumo.

É preciso, portanto, conhecer como utilizar corretamente esse cogumelo, não exagerando, assim, na sua dosagem. A seguir veja como fazer isso.

Saiba como utilizar corretamente esse cogumelo?

Apesar de muitos benefícios que este cogumelo traz, não se pode consumi-lo exageradamente sem uma orientação médica. Saber como usá-lo e os prejuízos que pode causar seu uso desregulado é muito importante para evitar problemas futuros.

É preciso, no entanto, tomar cuidado com as dosagens, pois há pesquisas que relatam que pode haver uma sobrecarga do sistema renal em dietas com consumo de cogumelos acima de 250g diários, correspondente a 25g de cogumelo desidratado.

Isto acontece por causa da grande concentração de bases dos ácidos nucleicos (bases púricas e pirimidínicas).

Por este motivo, recomenda-se a dose máxima de 25g de cogumelo desidratado em pó ou fatiado diariamente para pessoas que tenham 60 kg. Deve-se preparar 200 ml de água potável à temperatura de 4 °C e 60 °C liquefeito por um a dois minutos.

Este chá ou suco pode ser consumido preferencialmente no início do dia logo após o preparo, caso não o faça, conserve em refrigerador. Outra recomendação é consumir todo o resíduo pelo fato de os princípios ativos não serem insolúveis em água.

Desse modo, sempre consulte um especialista da área para ter certeza de como utilizar este cogumelo da melhor forma possível, evitando assim, consequências indesejáveis para a nossa saúde.

A importância do cogumelo Agaricus blazei

O cogumelo Agaricus blazei, também conhecido como cogumelo do sol, é extremamente importante não apenas na culinária como também para efeitos medicinais.

São inúmeras as doenças que podem se beneficiar com o uso dos cogumelos seja em cápsulas, chás ou qualquer outra forma de consumo. É necessário, no entanto, saber como utilizá-lo, consultando sempre um especialista da área.

Além disso, observamos que ele pode ajudar a diminuir os efeitos colaterais de tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.

Outra função deste cogumelo é auxiliar na perda de apetite principalmente para pessoas que possuem hepatite C.

Muitos estudos ainda serão feitos sobre os seus benefícios e efeitos e como ele poderá ajudar ainda mais na nossa saúde.

Antes já se utilizavam os cogumelos com esta finalidade, no entanto, as pesquisas recentes mostram que o uso exagerado deste fungo pode causar problemas renais.

Desta forma, além de sempre ficar atento a tudo o que é pesquisado sobre esse assunto, é necessário também sempre consultar um médico para que ele oriente qual é a melhor forma de utilizá-lo.

Com base nas pesquisas e estudos que estão sempre acontecendo, portanto, é possível saber como utilizar o cogumelo, na dosagem certa, sem cometer exageros, para que, assim, ele ajude a evitar ou aliviar sintomas de vários tipos de doenças.

Um exemplo destes estudos é a comprovação de melhoras significativas em pacientes com câncer, tanto no combate à doença como no alívio de efeitos colaterais de seus tratamentos. Sendo assim, não deixe de saber tudo sobre esse assunto tão interesse que cada vez mais traz resultados positivos para fins medicinais lendo mais artigos do nosso site.

.

Artigos mais recentes

Entre na sua conta para ter acesso a diferentes funcionalidades

Esqueceu sua senha?

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link por e-mail para criar uma nova senha.

Criar conta

Seus dados pessoais serão usados apenas no auxílio a sua experiência neste website, para administrar o acesso à sua conta.