Agaricus blazei entenda como ele pode ajudar a melhorar o apetite

Agaricus blazei, também conhecido como cogumelo do sol, é encontrado nas regiões serranas da Mata Atlântica no sul do Estado de São Paulo. Ele é muito utilizado pelas medicinas orientais já há bastante tempo, além disso, o Agaricus blazei melhora o apetite.

Ele atualmente está sendo muito usado em tratamentos médicos, pois apresenta elementos regeneradores que permitem o fortalecimento do organismo contra males e doenças. Um dos principais efeitos dele é auxiliar no sistema imunológico, melhorando o funcionamento das células, os linfócitos T.

Este cogumelo pode fazer com que a pessoa seja menos suscetível a infecções e outros efeitos negativos que ocorrem em um sistema debilitado. Ele funciona também ajudando no tratamento da hepatite C, na medida em que melhora o apetite dos pacientes que geralmente emagrecem muito durante o tratamento dessa doença.

Agaricus blazei melhora o apetite? O que é o cogumelo do sol?

Seu nome científico é Agaricus blazei, ele pertence à família Agaricaceae. Ele também é conhecido como cogumelo medicinal, cogumelo de vida, cogumelo piedade ou cogumelo-milagre.

Este cogumelo tem propriedades medicinais e ajuda o sistema imunológico no seu fortalecimento para combater diversas doenças que geralmente comprometem o nosso corpo. Ele tem um sabor levemente adocicado e aroma de amêndoas.

Seja no tratamento de doenças ou como alimento, ele oferece, assim, o aumento de energia para quem o consome. Isto se deve aos inúmeros elementos saudáveis que existem em sua composição.

É normal encontrá-lo em galhos e troncos de árvores. Atualmente, devido à grande procura, já esta sendo cultivado no Brasil e em diversos países.

Para que ele se desenvolva necessita do fornecimento de substâncias orgânicas e nutrientes encontrados na natureza, como, por exemplo, restos de árvores, folhas caídas e palhas de cereais. Por este motivo, sua classificação é de decompositor por tirar seu alimento da decomposição dos vegetais.

Agaricus blazei ajuda a melhorar o apetite? Para que ele serve?

A sua indicação é para melhorar a nossa saúde e qualidade de vida. Isto pelo motivo de propiciar mais energia e aumentar a quantidade de substâncias positivas que ajudam a combater diversas doenças.

Ele também ajuda a melhorar o apetite de quem teve hepatite C. As pessoas que possuem essa doença perdem muito peso e não sentem vontade de comer.

Outra utilidade que possui é de diminuir os efeitos colaterais de tratamentos como, por exemplo, a quimioterapia e a radioterapia, que são realizadas para combater o câncer.

Benefícios e propriedades do Agaricus blazei

Devido às suas inúmeras propriedades ele oferece muitos benefícios à saúde. Isto se deve por ser rico em antioxidantes, proteínas, vitaminas, aminoácidos e betaglucano.

A reunião de todos esses componentes trazem muitos fatores positivos para nossa saúde, como por exemplo:

  • Melhora o sistema imunológico – Ao consumi-lo você fortalece o seu organismo, aumentando a sua imunidade e desse modo, evita gripes e resfriados. Isto também auxilia o combate às irritações na pele, tendo, assim, reações alérgicas mais brandas e diminuindo o cansaço provocado pelo estresse;
  • Combate os radicais livres – Pelo motivo de possuir inúmeros antioxidantes, esse cogumelo ajuda a eliminar os radicais livres, responsáveis por degenerarem as células. Sua ação antimutagênica não permite que os genes sofram transformações, diminuindo, então, a possibilidade de ocorrer o câncer, por exemplo, atuando ao mesmo tempo também contra o envelhecimento;
  • Auxilia no tratamento do câncer – Aumentando o consumo deste cogumelo quem sofre com essa doença pode fortalecer o seu sistema imunológico, com o objetivo de impedir que apareçam outras doenças infecciosas. Isto porque suas propriedades possibilitam a eliminação dos radicais livres, que são originários tanto da quimioterapia como da radioterapia. Suas propriedades ajudam também a combater o aumento do tumor no organismo. São recomendados, no entanto, neste caso extratos concentrados do fungo e não apenas chás ou cápsulas;
  • Reduz os índices de colesterol e diabetes – Pelo motivo de as propriedades deste cogumelo auxiliarem o organismo na absorção de menos gordura e glicose evita-se, desta forma, o colesterol alto e a diabetes.

Como o Agaricus blazei melhora o apetite?

Ele melhora o apetite para quem possui hepatite C, pois existe a comprovação através de pesquisas de que as pessoas em tratamento contra a hepatite C que incluem o Agaricus blazei na sua dieta conseguem aumentar o apetite.

Isto faz com que haja uma melhora no paciente. Ao oposto das outras espécies de cogumelo, cujas fibras auxiliam no emagrecimento. O consumo de chá do cogumelo do sol não emagrece. Cientificamente nada foi provado que isso aconteça.

A sua ingestão, entretanto, fortalece o organismo, oferecendo mais energia para que a pessoa pratique atividade físicas, esportes, como também para realizar as tarefas do cotidiano. Isto possibilita uma maior perda de peso.

De que modo deve-se tomar o cogumelo do sol?  

Para adquiri-lo basta apenas buscá-lo em lojas especializadas em produtos medicinais. O seu preço não sofre muitas variações

Quanto ao seu consumo, a receita é bem simples. Pique cinco gramas de cogumelo do sol e dissolva em 200 ml de água. Cozinhe por cinco minutos até ferver. Em seguida desligue o fogo e realize uma infusão por cinco minutos, beba a seguir. Caso queira tomar depois guarde no refrigerador, no entanto, o indicado é que se tome logo após fazê-lo.

Pode ser consumido um copo uma vez ao dia para a prevenção. Não deixe, contudo, de consultar um especialista da área médica para indicar a posologia adequada, pois o excesso do seu uso pode trazer problemas à sua saúde.

Há contraindicações para este cogumelo?

Ele possui contraindicações para alguns casos. Não é a melhor opção, por exemplo, para o tratamento em criança com idade inferior a três anos. Também não se recomenda para pacientes que realizaram um transplante ou que tenham recebido enxertos na pele.

Outras situações em que ele não é aconselhável são para pessoas que possuem enfermidade autoimune ou que estejam em tratamento com terapia de imunossupressão.

Ele pode ser prejudicial também com um consumo em excesso. Isso o torna tóxico para o seu organismo e pode provocar reações como, por exemplo, náuseas, alergias, diarreia e prurido. Para usá-lo com o objetivo de um tratamento, portanto, a recomendação é consultar um médico previamente.

Como o Agaricus blazei é cultivado?

A tecnologia fez muitos avanços no que diz respeito a este cogumelo. Anteriormente, os produtores que o cultivavam empregavam a mesma tecnologia usada para a produção do champignon.

Hoje em dia, através de pesquisas sabe-se que para cultivar o Agaricus blazei, ele precisa de temperaturas alternadas para frutificar. Isto consiste de dez a quatorze dias de calor seguidos de três a cinco dias de frio e depois novamente o mesmo período de temperaturas mais altas.

Para que se chegasse a essa conclusão, as sementes foram colocadas em estufas dentro de contêineres, adaptadas às condições de cultivo do campo.

Desse modo, pesquisadores desenvolveram um programa de computador para controlar todas as variáveis.

Além de escolher linhagens selecionadas, é preciso que exista em composto mais apropriado para o seu plantio. Para germinar a semente de fungo são necessários alguns substratos como bagaço de cana, esterco, farelo, capim e outros resíduos agroindustriais.

Nesta etapa ele permanece em um ambiente úmido semelhante a uma sala mofada, contudo exalando um aroma parecido com amêndoa doce.

Realiza-se a reprodução com pequenos filamentos finos chamados hifas. Estes são extraídos do “chapéu do cogumelo”.

O cogumelo do sol recebeu esse nome por ser cultivado inicialmente somente em canteiros sem proteção. Atualmente seu cultivo mesmo sendo ao ar livre recebe uma cobertura de capim que o protege do sol.  

Agaricus blazei melhora o apetite?

Devido às suas inúmeras propriedades benéficas o Agaricus blazei melhora o apetite em pacientes que estejam com hepatite C. Este é, portanto, mais um dos inúmeros efeitos positivos que este cogumelo pode trazer para a nossa saúde.

Ele contribui também para a diabetes, fortalece os ossos, ajuda no sistema imunológico, serve como estimulante, regula a pressão arterial, auxilia na formação do feto, apresenta propriedades antibacterianas e antivirais.

Ele é uma espécie de fungo com formato que lembra um guarda-chuva. Por ser um produto natural pode ser consumido todos os dias, no entanto, é essencial seguir uma orientação médica.

O Agaricus blazei possui uma alta concentração de substâncias chamadas de betaglucanas cuja função é multiplicar as células de defesa do nosso corpo. Por ser cultivado ao ar livre produz uma concentração bem alta dessas substâncias agindo como atividade imunomodulatória, anti-inflamatória e antioxidante.

Além de ajudar no sistema imunológico, ainda auxilia no tratamento do câncer, amenizando os efeitos negativos da radioterapia e da quimioterapia.

Por todos esses motivos o cogumelo do sol é uma excelente alternativa para manter a saúde do nosso corpo em dia, contribuindo, assim, para nossa saúde mental, mantendo o organismo em equilíbrio.

Lembre-se sempre de consultar um médico, pois o excesso do seu consumo pode trazer consequências negativas para a sua saúde.

Acompanhe sempre as pesquisas e seus resultados no nosso site para saber tudo o que acontece em relação a este cogumelo que cada vez mais traz benefícios ao nosso corpo.

Artigos mais recentes

Entre na sua conta para ter acesso a diferentes funcionalidades

Esqueceu sua senha?

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link por e-mail para criar uma nova senha.

Criar conta

Seus dados pessoais serão usados apenas no auxílio a sua experiência neste website, para administrar o acesso à sua conta.